Fast Shop é mais uma vítima de tentativa de ataque hacker



Casos de ataques hacker e tentativas de roubo de informações sigilosas têm sido cada vez mais comuns. Para empresas que lidam com o público, o dano de um ataque desse tipo se desdobra em diversos problemas gravíssimos; primeiramente, aqueles relacionados diretamente à possível perda de dados sigilosos de clientes, que envolvem inclusive as sanções previstas na LGPD; e também aqueles relacionados à imagem da marca, que fica comprometida frente ao público e demais stakeholders.

Não à toa, segundo o estudo Allianz Risk Barometer de 2021, riscos cibernéticos são a principal preocupação de empresas brasileiras, que têm tido mais dimensão dos perigos de lidar com o mundo digital sem o devido preparo, estrutura e planejamento de segurança.

O caso Fast Shop

Não é raro, ao contrário, a mídia noticiar ataques do tipo visando organizações muito conhecidas. Na última semana, a vítima foi a Fast Shop. A empresa confirmou que houve tentativa de acesso não autorizado aos seus sistemas e que, como forma de prevenção, acionou protocolos de segurança. Por causa disso, site e app da empresa ficaram temporariamente indisponíveis. Em comunicado, a companhia afirmou que “toda a base de informações está sob rígidos processos de segurança e não houve evidências de danos aos dados de nossos clientes.”

Segundo a Folha de S. Paulo, o perfil da varejista no Twitter também foi invadido e mensagens não autorizadas foram postadas até que a empresa reouvesse a conta. Entre eles, anúncio do fechamento das lojas e divulgação do ataque de extorsão.

Prejuízos mesmo quando o ataque não é bem sucedido

Ainda que uma tentativa desse tipo não seja bem sucedida em roubar dados, o impacto para a empresa pode ser enorme. Tanto em termos de imagem e credibilidade quanto de prejuízos financeiros pela suspensão dos serviços por um tempo. Em outro caso relacionado a um varejista este ano, a Americanas teve perda de R$ 900 milhões em vendas após os sites de suas marcas ficarem fora do ar por alguns dias.

Ciberataques a empresas de maior porte ficam mais famosos, justamente devido ao maior reconhecimento das marcas pelo público e altos valores das cifras perdidas. Contudo, não são apenas elas a serem visadas pelos criminosos, ao contrário. Negócios de todos os tamanhos devem estar atentos à cibersegurança e se proteger do maior número de maneiras possível, já que nunca se sabe quem é o próximo alvo.