PenTest: tentar invadir para poder proteger

Teste de vulnerabilidade é capaz de identificar fragilidades na cibersegurança do seu negócio



Hacker normalmente é uma palavra associada a interesses escusos e más intenções. Seriam pessoas muito hábeis que têm por objetivo invadir sistemas e extrair dados, prejudicar indivíduos e negócios, ou mesmo destruir reputações.

Contudo, existem aqueles que usam suas habilidades de invasão para o bem, ou seja, para tentar proteger os sistemas, justamente ao descobrir suas falhas. São invasões pedagógicas, em busca das vulnerabilidades que criminosos poderiam encontrar e, a partir delas, seriam bem sucedidos em suas infrações.  

É dentro desse contexto que existe o PenTest ou Penetration Test. Que tal saber mais sobre ele? Confira: 

O que é o PenTest

Esse teste de vulnerabilidade é uma forma de obter um diagnóstico amplo sobre cibersegurança do seu negócio, em termos de infraestrutura e de aplicativos mobile e web.

O teste envolve análise do ambiente tecnológico. Isso quer dizer que podem ser avaliados tanto os sistemas ligados aos processos de produção das atividades-fim da empresa quanto outras atividades, como administrativa, logística, etc.  

Isso é feito por meio de uma simulação de invasão, realizada, claro, de maneira legal, dentro de comum acordo e protocolos específicos. Existem três níveis ou três tipos de testes, e a escolha entre eles depende de diversos fatores, como as condições, objetivos e estratégias de cada instituição. 

Cada tipo envolve um nível de conhecimento prévio de informações, a partir das quais será realizada a simulação de invasão. Dessa forma, um diagnóstico se faz necessário para que o melhor teste seja aplicado.

Tipos de PenTest 

Confira quais são as possibilidades que o PenTest oferece a seguir.

Blackbox

Este tipo de PenTest é feito sem que haja conhecimento prévio da infraestrutura da rede e da arquitetura das aplicações. Isso significa que as tentativas de invasão seriam feitas “no escuro”, como de fato costumam acontecer em cenários reais (a não ser que o criminoso, por algum motivo, tenha acesso a informações internas). 

Graybox

Nesse caso, a simulação é feita com acesso ou validação de informações de credenciais legítimas. O alvo, aqui, é validar as permissões de acesso.

Whitebox

No último tipo, há conhecimento de todas as informações de estrutura de rede e arquitetura das aplicações. Aqui, o interesse é analisar e revisar a segurança do código de uma aplicação específica. 

Processo do PenTest

O PenTest é feito em etapas: planejamento e reconhecimento, varredura, obtenção de acesso, manutenção de acesso e análise e report.

O processo começa com a compreensão dos objetivos, conhecimento dos sistemas a serem analisados, escolha das metodologias. Depois, passa pelos testes e simulações em si, nas quais são identificadas as possíveis fragilidades. Por fim, é concluído com a análise do que foi encontrado. 

O relatório final elenca os principais problemas, divididos por gravidade e seriedade, bem como detalhes sobre as vulnerabilidades percebidas e sobre os dados que poderiam ser acessados. 

Vantagens do PenTest

Empresas que contratam o PenTest conseguem identificar e resolver riscos de segurança antes de potenciais criminosos conseguirem encontrar esses gaps. O teste também encontra usuários mal-intencionados, detecta malwares, melhora a adequação do sistema à LGPD, bem como preserva a imagem da empresa, ao prevenir contra vazamento de dados

De forma geral, a confiança de gestores, funcionários e clientes aumenta, quando se sabe que os sistemas e a estrutura foram testados e analisados por quem tem muita expertise no assunto. 

O PenTest é uma das propostas mais interessantes das quais uma empresa pode dispor para buscar uma cibersegurança confiável, sólida e atualizada. A VANTEC tem experiência tanto no ramo de segurança digital no geral quanto especificamente na realização de PenTests. 

Por isso, se você gostaria de saber mais sobre o tema e fazer um orçamento, entre em contato e vamos conversar!