O que podemos aprender com um hacker

Ao analisar a forma como os hackers atuam é possível identificar vulnerabilidades e fortalecer a segurança digital da sua empresa



Hacker é uma pessoa que utiliza seu conhecimento para entrar em sistemas e redes. Muitos utilizam essa habilidade para invadir e roubar informações, dados, produtos ou mesmo dinheiro e bens materiais. No entanto, existem hackers éticos, que realizam esse tipo ação para identificar vulnerabilidades e fortalecer a segurança dos ambientes digitais. Ao entender como eles trabalham, podemos aprender muito sobre como proteger nossas redes.

Uma das técnicas que eles utilizam é a engenharia social. Como já mostramos aqui, a Engenharia Social consiste em enganar as pessoas para que divulguem, sem saber (ou ingenuamente) informações confidenciais. Outra técnica muito utilizada é o phishing, a qual o invasor se passa por uma empresa ou instituição legítima e envia mensagens falsas com o objetivo de induzir a vítima a clicar em links maliciosos ou fornecer seus dados

Podemos aprender algumas lições a partir daí. Uma empresa que quer se proteger pode fazer um treinamento com a equipe, simulando a ação de um hacker para que as pessoas compreendam como ele atua e que atitude é preciso tomar ao se deparar com esse tipo de abordagem.

As empresas também podem investir em um programa capaz de encenar ataques cibernéticos para mostrar as vulnerabilidades do sistema. Conhecido como Penetration Test, esse produto realiza um diagnóstico da segurança do seu ambiente de trabalho. Com isso, é possível antever os riscos e reforçar o sistema interno.

No fim das contas, é possível aprender muito com os hackers, principalmente sobre a importância de testar regularmente nossos sistemas e redes em busca de vulnerabilidades. A VANTEC Soluções Tecnológicas pode oferecer treinamentos e produtos, garantindo a segurança que sua empresa precisa para crescer.