“Quando a gente pensa em LGPD, estamos pensando em dados sensíveis e existe muita carência nessa área”

Referência em segurança de dados e gestão em T.I., a VANTEC Soluções Tecnológicas, participou da XIV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. O CEO Wolder Fonseca fala sobre o evento.



Entre os dias 21 e 23 de junho a equipe da VANTEC Soluções Tecnológicas esteve na XIV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. Referência em segurança de dados e gestão em tecnologia da informação, a VANTEC montou um estande no evento onde pode conhecer melhor e mais de perto os objetivos e desafios do universo da contabilidade. No evento, foi possível expor temas de extrema relevância no mundo digital, como a segurança de dados e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Nesta entrevista, o CEO da VANTEC Soluções Tecnológicas, Wolder Fonseca, fala sobre a importância de patrocinar o evento em um momento imprescindível para as empresas que buscam soluções para proteção de seus dados no ambiente digital.

Qual o objetivo em participar de um evento como esse?

O principal objetivo da nossa participação na XIV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais era posicionar a VANTEC como a referência que somos no tratamento de dados, com ênfase na segurança digital e gestão em T.I.. Quando a gente pensa em LGPD, estamos pensando em dados sensíveis e existe muita carência nessa área. Vale salientar que, assim como as clínicas médicas, assessorias de investimentos, entre outros, a contabilidade lida com dados extremamente sensíveis e, quanto mais sensíveis, maior a responsabilidade das empresas quanto à gestão de dados dos clientes. Muito mais do que prospectar, viemos para apresentar produtos e serviços objetivos para um mercado em busca de soluções descomplicadas e efetivas na área de tecnologia e LGPD. Os números corroboram a estratégia: tivemos cerca de mil pessoas visitando o estande e encaminhamos mais de 70 contatos potenciais.

Como você avalia a participação da VANTEC no evento?

Do ponto de vista estratégico, antes mesmo da Convenção avaliamos todas as empresas participantes para identificar as áreas de atuação. Em visita aos estandes, confirmamos que algumas empresas ofereciam soluções em softwares, mas VANTEC foi a única com soluções em segurança de dados, suporte e adequação à LGPD. Foi indiscutivelmente uma estratégia comercial e institucional acertada, do ponto de vista de planejamento e execução.

A adequação à LGPD agora é obrigatória. As empresas com as quais a VANTEC teve contato já estão adaptadas?

Infelizmente, a sensação é que muitas não estão dando a devida importância. Algumas empresas têm várias soluções em tecnologia, mas quando o assunto é LGPD a maioria ainda não tomou providências concretas. demonstraram surpresa em relação à fiscalização atuante da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e às sanções e penalidades impostas a quem ainda não se adequou e já agendaram uma segunda rodada de negociação para entender mais sobre o tema e se adequarem o quanto antes.

Eu fiquei muito feliz porque percebi que diversas empresas têm adotado ações com foco na segurança digital ao longo dos anos. Isso valida o que a VANTEC faz sendo referência, mostra que estamos no caminho certo, sempre em busca de novas e melhores soluções. Agora temos a oportunidade de mostrar toda a gama de serviços necessários para manter o ambiente seguro e confiável.

Quais são os próximos passos a partir dessas conversas?

100% das pessoas que nos procuraram não possuíam nenhum tipo de orientação no que se refere à LGPD. Então o primeiro passo a partir de agora vai ser dividir os potenciais clientes entre aqueles que já têm algum trabalho na área de tecnologia da informação e aqueles que não têm. Para quem já trabalha a questão da segurança de dados, vamos fazer um trabalho mais focado na LGPD. Para as outras, vamos oferecer outros tipos de soluções também.