Toda empresa está sujeita a ataques digitais. Saiba o que fazer para proteger seus dados e garantir a continuação das atividades

Vazamentos, ataques e falhas no ambiente digital de grandes empresas chamam atenção para a importância de investir em segurança digital



As recentes notícias de vazamentos de dados e ataques a sistemas digitais em empresas de diversos setores em todo o mundo nos lembram que os ciberataques são uma ameaça real e constante. Neste mês, empresas das áreas de saúde, alimentação e mercado financeiro enfrentaram problemas nos seus ambientes digitais que levaram a consequências negativas aos seus clientes.

Uma das suas filiais da rede de fast food Burguer King enfrentou problemas com vazamento de dados sensíveis devido a uma má configuração no site. Já o banco Itaú enfrentou dificuldades para normalizar os serviços do seu aplicativo após quase um dia de instabilidade na rede, o que causou obstáculos aos clientes que precisavam realizar transações financeiras. No início deste mês, um ataque cibernético a um grupo de hospitais nos Estados Unidos causou o fechamento das operações de emergência e de outros serviços vitais em unidades localizadas em quatro estados diferentes.

Investir em medidas proativas de segurança digital não é apenas uma escolha sensata, mas uma necessidade. Afinal, as consequências de um vazamento de dados podem ser devastadoras, tanto em termos financeiros quanto em à reputação da empresa.

Uma das primeiras medidas a serem tomadas é a instalação de Firewall para proteção de toda a rede. Um firewall robusto é a primeira linha de defesa contra ataques digitais, uma vez que ele ajuda a filtrar o tráfego indesejado e proteger sua empresa contra ameaças externas. Também é fundamental investir em um antivírus potente, capaz de detectar e eliminar ameaças que podem comprometer sistemas e dados.

O bom funcionamento dos serviços também depende de uma equipe consciente e alinhada. Oferecer treinamento em segurança digital para os funcionários da empresa é uma forma de educar a equipe sobre as ameaças cibernéticas, reduzindo o risco de ataques por erro humano.

Outra atitude importante é investir em Backup e um bom Plano de Continuidade de Negócios (PCN). Sabemos que alguns criminosos conseguem ultrapassar as barreiras de proteção e também que incidentes inesperados acontecem, como falhas de energia ou problemas no sistema. Com o Backup e o PCN é possível garantir a recuperação rápida de dados e sistemas e retomar as atividades da sua empresa em algumas horas.

A VANTEC Soluções Tecnológicas fornece todos esses serviços para empresas de diferentes setores. São mais de 30 anos trabalhando para garantir a segurança digital de empresas e seus clientes. Venha conversar com quem entende do assunto!