Desmistificando alguns mitos sobre segurança digital

Conhecer a verdade é fundamental para garantir a segurança do seu negócio



“Não tem perigo, não. Se você tem um antivírus seu computador está totalmente seguro”. Frases como essa são repetidas tantas e tantas vezes que se transformam em verdade. Claro que um antivírus é fundamental para proteger os seus dados – mas é preciso mais do que isso para garantir a segurança digital do seu negócio.

É preciso estar atento para impedir que frases como essas se disseminem. Nesse texto, vamos trazer exemplos e desvendar alguns desses mitos. Nosso objetivo é que você esteja bem informado.

1. “Antivírus é suficiente para proteger meu sistema”

Mito! Embora os antivírus sejam essenciais, a segurança cibernética moderna vai além disso. Ferramentas como firewalls, atualizações regulares de software e práticas seguras de navegação são igualmente cruciais.

2. “Senhas complexas são seguras”

Nem sempre… Senhas complexas são importantes, mas a chave está na variedade e na atualização regular. Também é importante contar com a autenticação de dois fatores para uma camada extra de proteção.

3. “Hackers só atacam grandes empresas”

Esse é um mito perigoso. Pequenas e médias empresas são alvos significativos de ataques, por isso todos devem estar vigilantes. Boas práticas de segurança cibernética são fundamentais, desde os funcionários até a presidência da empresa.

4. “E-mails de conhecidos são seguros”

Infelizmente, não. Os ataques de phishing frequentemente se disfarçam de e-mails aparentemente inofensivos de conhecidos. Sempre verifique a autenticidade da mensagem antes de clicar em links ou baixar arquivos anexos.

5. “A navegação anônima garante 100% de privacidade”

A navegação anônima é útil, mas não é uma garantia absoluta de privacidade. Ferramentas como o uso de redes privadas virtuais (VPNs) são importantes.

6. “Segurança é responsabilidade da equipe de TI”

Cada indivíduo desempenha um papel na segurança cibernética. Afinal, basta uma pequena falha em qualquer parte do processo para que aconteça um ataque. Treinamento regular e conscientização são essenciais para toda a equipe.

A VANTEC Soluções Tecnológicas sabe que a união entre produtos de qualidade e treinamento contínuo da equipe é importante para garantir a segurança dos seus negócios. Ao desmistificar essas noções juntos, estamos mais bem equipados para enfrentar os desafios da segurança cibernética.