Uma retrospectiva da segurança digital em 2023

Como a cibersegurança se comportou ao longo do ano – e como esses dados podem ajudar a antecipar tendências e oportunidades



A segurança digital tem se tornado um elemento vital para a estabilidade e continuidade dos negócios. Neste ano, observamos que empresas de diferentes setores passaram a investir com afinco nessa área, trazendo desafios inéditos, mas também oportunidades para inovação e aprimoramento.

A consolidação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e a crescente presença da Inteligência Artificial no setor de cibersegurança marcaram o ano de 2023. Para se adequar a essas tendências, a VANTEC Soluções Tecnológicas ampliou ainda mais sua rede de parceiros e aumentou sua capacidade em integrar soluções avançadas.

Nesse texto você encontra um balanço de como o setor se comportou ao longo do ano para poder antecipar tendências e oportunidades para 2024:

1. Investimento crescente em segurança digital: houve um aumento notável nos investimentos em cibersegurança diante das crescentes ameaças cibernéticas. As organizações reconhecem a necessidade de proteger seus ativos digitais e têm investido cada vez mais no setor, mostrando uma postura proativa. A Gartner, empresa mundial de consultoria em Tecnologia da Informação, prevê que os gastos em segurança digital devem aumentar cerca de 14,3% em 2024, totalizando 215 bilhões de dólares.

2. Inteligência Artificial em ascensão: esse foi o ano em que a Inteligência Artificial (IA) chegou para ficar. A capacidade das novas plataformas em analisar padrões, identificar atividades estranhas e aprimorar a detecção de ameaças tem contribuído para fortalecer as defesas. Um número cada vez maior de empresas especializadas têm desenvolvido soluções em segurança que incluem o uso de softwares e IA.

3. LGPD como pilar fundamental: Esse ano vimos a primeira empresa brasileira a receber multas por violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): a Telekall Infoservice, empresa de telefonia sediada em Vila Velha (ES), recebeu duas sanções administrativas no total de R$ 14.400 devido às práticas inadequadas em relação ao tratamento de dados dos seus clientes. A LGPD consolidou-se no mercado e empresas de diferentes setores seguem ajustando suas políticas e práticas não apenas por uma obrigação legal, mas também como forma de aumentar a confiança dos clientes.

Em 2023, reafirmamos nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras e personalizadas. A VANTEC Soluções Tecnológicas está pronta para enfrentar os desafios do futuro, assegurando não apenas a proteção de dados, mas a prosperidade dos negócios dos nossos clientes!