Saiba quais são os dados coletados pela web durante sua navegação

Quando você entra em um site aparece um popup de autorização? É um pedido de permissão para acesso a sua localização, histórico…



“Este site utiliza cookies e outras tecnologias similares para garantir privacidade a nossos usuários”. Você provavelmente já viu essa frase em algum site. Você sabe quais são os dados que eles coletam, como e para quê eles usam? Neste texto mostramos quais dados você fornece ao usar seus dispositivos:


LOCALIZAÇÃO: a primeira informação sobre o seu local de acesso é fornecida pelo endereço de IP do computador, que mostra cidade, estado e país. Caso você autorize, os sites conseguem refinar ainda mais essa informação ao ativar o ícone “localização”.


NAVEGADOR E DISPOSITIVO: o tipo de computador, tablet ou celular utilizado ao clicar em uma rede social ou outro tipo de plataforma também é coletado no momento do uso.


HISTÓRICO DE NAVEGAÇÃO: algumas páginas são capazes de monitorar a sua atividade de navegação em outros sites, criando assim um perfil dos seus interesses na web.


INFORMAÇÕES PESSOAIS: esse tipo de dado depende da plataforma que o usuário está tentando acessar, mas algumas páginas web pedem autorização para acesso a dados como idade, gênero, formação acadêmica e outros detalhes dos usuários.


LOGIN EM CONTAS: sempre que você entra em um site sem ter que digitar novamente login e senha é porque houve uma permissão prévia para que esse dado pudesse ficar armazenado no seu computador. Isso não significa que o site sabe quais são os seus dados de acesso, mas que ele gerencia suas sessões na web.


A maior parte desses dados são utilizados para melhorar a própria experiência do usuário. Por exemplo, se você buscou informações sobre uma viagem para Salvador, no momento em que digitar a palavra “Salvador” é possível obter informações parecidas àquelas que demonstrou interesse. Esses dados também são utilizados em estratégias de marketing. Aproveitando o mesmo exemplo, é possível que a próxima propaganda que apareça para você em alguma rede social seja sobre um restaurante na capital baiana.


A VANTEC Soluções Tecnológicas acredita na importância de proporcionar informações sobre o universo digital. Estar bem informado é essencial para que você tome decisões claras e esteja preparado para abraçar as melhores oportunidades.