O CEO da VANTEC Soluções Tecnológicas, Wolder Fonseca, fala sobre como a importância da integração da equipe e os impactos para a qualidade dos serviços
Nos últimos meses, a VANTEC Soluções Tecnológicas vem promovendo encontros regulares entre a equipe com um propósito que vai além da rotina profissional: a integração dos colaboradores. Esses momentos visam melhorar o clima organizacional e fortalecer os laços entre os membros, criando um espaço onde todos possam se conhecer melhor, dialogar e compartilhar experiências.
Nesta entrevista, o CEO da empresa, Wolder Fonseca, destaca como o investimento em uma cultura organizacional sólida é fundamental para o crescimento e a excelência no atendimento ao cliente.
Quais são os principais objetivos que a VANTEC espera alcançar com a realização dos encontros entre a equipe?
O objetivo desses encontros é promover a integração. A equipe passa o dia inteiro envolvida com os chamados, com os clientes, com problemas que nem sempre são fáceis de resolver. A proposta dos encontros foi criar um momento de lazer e descontração, onde as pessoas pudessem conversar e conhecer mais sobre as outras. Eu acredito que as empresas conseguirão reter os seus funcionários com bons benefícios, com bons salários, mas, acima de tudo, com um bom clima no ambiente de trabalho. É esse o objetivo.
E o que vocês já fizeram até o momento e quais são os planos para ampliar a integração entre a equipe?
A primeira etapa foi realizar uma pesquisa de clima organizacional para avaliar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e identificar áreas de melhoria. Uma das demandas foi a necessidade de uma pessoa dedicada ao diálogo com a equipe. É uma demanda legítima, pois sabemos que alguns colaboradores não se sentem à vontade para abordar o CEO diretamente. Para isso, contratamos um profissional de Recursos Humanos para aprimorar a comunicação interna.
Outra necessidade que identificamos com a pesquisa foi a criação de espaços de convivência na empresa. Temos uma limitação de espaço físico na sede da VANTEC, mas estamos avaliando alternativas para implementar essa proposta.
Quais os maiores desafios para garantir a implementação desse processo? e como a empresa está lidando com eles?
O maior desafio de qualquer empresa é disseminar a sua cultura organizacional. Cada empresa tem os seus pilares e aqui na VANTEC temos um pilar muito forte que é a experiência do cliente. Trabalhamos com foco e metas para conseguir encantar o cliente cada vez mais e um dos nossos desafios é garantir que todos os colaboradores compreendam a importância desse compromisso assimilando esse DNA VANTEC.
Você comentou sobre cultura organizacional, como a integração entre a equipe impacta essa cultura e contribui para a eficácia dos serviços que a VANTEC oferece?
Revisitamos e reavaliamos todos os processos da VANTEC junto às lideranças. Esses processos têm que ser efetivos pois quando eles não são eles geram despesas adicionais e causam ineficiência. Depois dessa etapa, organizamos reuniões semanais em que os coordenadores, acompanhados de suas equipes, apresentam o que está sendo feito.
Eu sempre aproveito esses momentos para trazer exemplos de empresas que também estão comprometidas com a jornada do cliente. Gosto muito de citar a Disney, que tem um cuidado excepcional com a experiência do visitante. Quando você vai em um brinquedo eles avisam que você talvez fique até 90 minutos na fila, mas você normalmente fica 50 minutos. Ou seja, ela quebra a expectativa de forma positiva. Eu utilizo esses exemplos para mostrar como é importante encantar e, para isso, é fundamental seguir os processos. Os processos podem ser ajustados, claro, mas sempre com o propósito de identificar o melhor caminho
Como você descreveria o momento atual da VANTEC no mercado?
Estamos em um ótimo momento de crescimento na VANTEC, inclusive, sendo prospectados por empresas de outros segmentos, fruto de nos tornarmos referência na gestão em T.I. com ênfase em segurança de dados. Nosso investimento em campanhas estratégicas e eventos de áreas de interesse também contribui. Temos a preocupação de envolver toda a equipe nos eventos que a VANTEC participa: recentemente, convidamos alguns dos nossos colaboradores para participar como representantes da empresa, mesmo sem terem experiência na área de gestão.
Esse tipo de interação nutre o sentimento de pertencimento da equipe, além de contribuir para mostrar de forma prática em que direção queremos seguir. Temos adotado essa prática, de conversar com todos os colaboradores sobre o caminho que estamos traçando. Se você está em um trem você tem que saber onde você está indo, por isso manter o diálogo é tão importante.